Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2013

Alimento diario - A edificação do corpo de Cristo


SEMANA 1 - SEGUNDA-FEIRA

MENSAGEM 9: O amor de Cristo (Ef 3:17-19)
Leitura bíblica: 2 Co 12:1-4; Gl 1:15-17; Ef 1:3-5, 7, 11, 13; 4:16; Hb 2:5-8

Ler com oração: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo (Ef 1:3).

AS RICAS BÊNÇÃOS DO DEUS TRIÚNO

O tema desta série do Alimento Diário é “A edificação do Corpo de Cristo”. Essa edificação ocorre em amor (Ef 4:16), por isso o assunto desta semana é o amor de Cristo, que veremos à luz da Epístola aos Efésios.
Efésios foi uma das primeiras epístolas escritas por Paulo quando estava aprisionado em Roma. Ao final de sua terceira viagem, ele prestou um voto de nazireado em Jerusalém, retrocedendo para uma prática da lei do Antigo Testamento. Paulo não concluiu esse voto, pois pela soberania divina, houve um tumulto no templo, e ele foi recolhido à prisão pelas autoridades romanas para ser julgado (At 21:23-33). De Jerusalém, Paulo foi conduzido a Cesareia (23:18-24), e depois a Roma, onde recebeu autorização para residir em uma casa, sob o regime de prisão domiciliar (28:16). Ali, Deus pôde utilizá-lo para prosseguir com o encargo do ministério neotestamentário por meio das epístolas que escreveu (vs. 30-31).
Na prisão, Paulo registrou a revelação que recebeu no terceiro céu a respeito da economia neotestamentária de Deus, que é o conteúdo da fé (Gl 1:15-17; 2 Co 12:1-4). Dentre as epístolas que escreveu, Efésios é o livro que contém revelações mais elevadas, além de descrever, com detalhes maravilhosos, o que é andar de modo digno do nosso chamamento (Ef 1:3; 4:1).
Embora essa epístola tenha um conteúdo excelente, a igreja destinatária dessas palavras não as praticou. Em Éfeso, mesmo depois de receber essa carta maravilhosa, os irmãos mais tarde ficaram envolvidos em doutrinas, teorias e discussões (1 Tm 1:3-4). Deus, porém, deseja que a fé torne-se prática em nossa vida, por isso devemos receber o conteúdo da Epístola aos Efésios, mas não seguir o exemplo dos efésios. Que o Senhor tenha misericórdia de nós!
Em Efésios 1:3, é revelado que Deus, sendo tão rico, deseja partilhar conosco toda sorte de bênção espiritual que há nas regiões celestiais em Cristo. Essas bênçãos estão relacionadas ao propósito do Deus Triúno de nos dispensar Suas riquezas, transmitindo-nos aquilo que Ele é, tem e realizou. Por isso temos nesse capítulo a obra do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Para nos alcançar, Deus Pai nos escolheu antes da fundação do mundo e nos predestinou para a filiação (vs. 4-5). Não somos merecedores de tamanha bênção, mas ela nos alcançou por meio do amor de Deus Pai. Por meio da obra do Pai, recebemos a graça de nos tornarmos Seus filhos, mas Ele ainda deseja que Sua vida cresça em nós até nos tornar filhos maduros, herdeiros do reino juntamente com Cristo (Hb 2:5-8).
O Filho, por Sua vez, nos providenciou a remissão dos pecados ao derramar Seu sangue para nossa redenção (Ef 1:6-11). Após isso, recebemos o penhor do Espírito Santo, isto é, o Espírito de Deus habita o nosso espírito para nos selar em cada ato de justiça que praticamos (vs. 12-14).
O resultado do dispensar do Deus Triúno é a igreja, o Corpo de Cristo. Na igreja a vida de Deus pode crescer em todos nós até que a plenitude do Senhor nos encha (Ef 1:22-23). Em suma, o resultado final da bênção do Deus Triúno é nos tornar filhos maduros, aprovados para governar com Cristo o reino vindouro.


Ponto-chave: Deus quer partilhar conosco toda sorte de bênçãos.
Pergunta: Como a obra do Deus Triúno nos alcançou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário